
Identidade Corporativa e Branding – Alentejo
Sobre o Curso
DESIGNAÇÃO DA UFCD: Identidade corporativa e branding CÓDIGO DA UFCD: 10245 CARGA HORÁRIA: 25 horas PONTOS DE CRÉDITO: 2.25 |
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Objetivos
- Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos das marcas.
- Identificar os princípios e funções da identidade visual.
- Identificar os conceitos básicos relacionados com a identidade corporativa.
- Reconhecer a importância da coerência na comunicação visual na criação da imagem de marca da empresa.
- Projetar uma identidade corporativa.
- Construir um logótipo e/ou marca para objetivos pré-definidos.
- Elaborar um manual de normas para projetos de identidade corporativa.
- Elaborar várias aplicações gráficas relativas à identidade corporativa.
Conteúdos
- Introdução à história do design da identidade visual e corporativa das marcas
- Principais movimentos artísticos do séc. XX influenciadores no design de marcas e logótipos
- Trend-setters
- Designers e empresas de design de referência
- Marcas tecnológicas e o registo visual 3D
- Poder da tipografia
- Retro e revivalismo
- Cool trendy
- Inovação, originalidade e irreverência
- Principais movimentos artísticos do séc. XX influenciadores no design de marcas e logótipos
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- Fatores históricos, culturais e económicos das marcas
- Distinção entre imagem corporativa de empresa ou produto de uma identidade visual ou corporativa
- Brand Design – Tendências em design de logótipos e identidades corporativas
- Princípios da identidade visual
- Modelos e regras
- Problemática do reconhecimento e da memorização
- Níveis de semelhança
- Coerência, ritmo e originalidade
- Capacidade de duplicação em variados suportes
- Análise de exemplo
- Funções da identidade visual
- Função informativa
- Função simbólica
- Função comunicacional
- Função estética
- Função cognitiva
- Introdução à identidade corporativa e à marca de uma empresa
- Distinção entre marca, serviço e empresa
- História da marca
- Contexto social, económico, histórico e cultural da imagem de marca
- Importância da marca
- Reconhecimento, a coerência e inovação
- Análise de exemplos
- Questões da imagem gráfica da empresa
- Política e estratégia da empresa
- Objetivos e público-alvo
- Coerência e identidade visual
- Análise de exemplos
- Criação de uma identidade corporativa
- Definição dos objetivos e público-alvo da empresa
- Pesquisa e análise da informação
- Entender o contexto social, económico, cultural e visual da marca
- Criação de ideias e conceitos
- Definição da anatomia de uma marca: Contexto, tom e estilo
- Criação de marca e logótipo
- Re-desenho de uma marca ou logótipo
- Definição de uma linha gráfica
- Campanha gráfica da empresa
- Definição de imagem da empresa ou da marca
- Aplicação de logótipo ou marca em diversos suportes
- Criação de manual de normas da marca
- Apresentação e justificação do trabalho
Co-Financiamento
Requisitos
- PC com ligação à Internet
Destinatários
- Ativos empregados*
- Exceto funcionários públicos e trabalhadores por conta própria.